"Feud: Capote vs. the Swans" é um Simulacro de um Escândalo


Seu exílio da alta sociedade de Manhattan e sua consequente decadência artística são o foco da nova temporada do drama de antologia de Ryan Murphy, intitulado "Feud" e subtítulo "Capote vs. the Swans" (Capote contra as Swans). O romance de estreia de Capote em 1948, "Other Voices, Other Rooms", com seus personagens queer e a famosa foto provocativa do autor, o apresentou como um prodígio que desafiava convenções. No entanto, os dias de desafio juvenil já se foram quando "Capote vs. the Swans" se inicia nos finais dos anos sessenta, com Capote (Tom Hollander) sugerindo a sua confidente mais próxima, Babe Paley (Naomi Watts), que não há felicidade maior do que o conforto material. 

Ao descobrir que o marido de Babe, Bill, está envolvido em mais um caso extraconjugal, ela considera o divórcio, mas Capote a desencoraja, citando sua idade e a posição de Bill como presidente da CBS. "Você tem uma ótima vida", lembra ele. "Você tem uma casa nas Bermudas, uma mansão em Coral Gables, a coisa em Londres." Ele entrega a Babe um comprimido para ser ingerido com um pouco de uísque. A conversa deles, que começou com seu pedido para "contar-me tudo", termina com ela envolvida em seus braços. Não será a última vez que veremos a atração de Capote e minimização da dor feminina.

No livro de 2021 "Capote’s Women: A True Story of Love, Betrayal, and a Swan Song for an Era" (As Mulheres de Capote: Uma História Verdadeira de Amor, Traição e uma Canção do Cisne para uma Era), Laurence Leamer teoriza que foi uma combinação de estilo, beleza, riqueza e sofrimento que atraiu o autor para suas amigas mulheres. O dramaturgo Jon Robin Baitz, que adaptou o trabalho de Leamer para a série junto com o diretor Gus Van Sant, oferece outra possibilidade: o ódio inconsciente de Capote pelos esnobes de meia-calça como Lee Radziwill (Calista Flockhart), Slim Keith (Diane Lane) e C. Z. Guest (Chloë Sevigny) provém do conhecimento de que elas nunca teriam tolerado uma mãe ambiciosa como a sua própria (Jessica Lange), que morreu por suicídio anos antes. A performance de Lange como uma mãe rancorosa instigando seu filho a se juntar a ela no inferno se sentiria mais adequada em outra oferta tragi-camp de Ryan Murphy: "American Horror Story".

Se ao menos fosse divertido. A falha fatal da temporada, no entanto, não é sua pieguice ou sua auto-seriedade, mas sim a falta de trama suficiente para sustentar oito episódios. "Capote vs. the Swans" trata de um livro que se recusa a ser escrito, uma sobriedade que não se mantém, um perdão que não vem. É uma história sobre o desperdício de talento que desperdiça seu próprio potencial. Os cisnes têm algumas subtramas - Slim se autonomeia como a executora da expulsão de Capote, Babe fica ansiosa para fazer as pazes após um diagnóstico de câncer, e Lee é consumida por ciúmes de sua irmã mais velha insuperável, Jackie Kennedy - mas, na maior parte, as mulheres são escassamente diferenciadas umas das outras. Isso não dá às atrizes muita oportunidade de se destacar. A rixa de vários anos que os cisnes mantêm contra seu ex-amigo se transforma em uma guerra de relações públicas a ser vencida por quem parece ser menos patético. O vencedor certamente não é Capote, que dissipa a boa vontade de seu ex-namorado Jack Dunphy (Joe Mantello) com sua descida ao alcoolismo e busca deliberadamente espancamentos de seu amante grosseiro John O’Shea (Russell Tovey) com sua língua afiada.

É um retrato dolorosamente desfavorável do artista como um decadente autodestrutivo - talvez até desnecessariamente franco. (Isso não é culpa de Hollander; ele consegue encontrar a humanidade ferida e queixosa em meio às muitas idiossincrasias de Capote.) É mais difícil saber quanta simpatia devemos estender aos cisnes. O livro de Leamer os contextualizou em um ambiente passado: uma oligarquia Wasp pós-guerra, pré-feminista, em que as ambições das jovens eram direcionadas exclusivamente para um casamento vantajoso. Após o casamento, suas posições dependiam do cultivo de conhecimentos inúteis (que Deus ajude a mulher que enviasse convites para festas na cor errada de creme) e de colocar os desejos de seus maridos acima dos seus, mesmo que isso significasse suportar anos de abuso (como se a Barbara Paley da vida real fosse acusada de fazer). A poesia das amizades entre o Capote real e os cisnes derivava de sua precariedade compartilhada: o autor forçado a ser o "bobo da corte homossexual cantando para o seu jantar", como Babe diz em "Feud", e as mulheres sempre ansiosas pela falsa promessa de estabilidade conjugal. 

Babe chama Capote de seu "segundo marido" e, mais tarde, declara que os homens gays "não te abandonarão depois que você atingir certa idade - se alguma coisa acontecer, eles te elevam mais alto". Mas as percepções de Baitz sobre essas dinâmicas são limitadas - e entregues em termos modernos e distraídos. Em um momento, Capote descreve um cisne como uma "mulher branca privilegiada e rica"; durante um de seus muitos almoços regados a vinho, Babe rotula sua traição como um exemplo de "misoginia".

Baitz lança outras ideias meio desenvolvidas: que a deslealdade de Capote foi uma vingança por parte da homofobia dissimulada dos swans, ou que ele escreveu "La Côte Basque" para se libertar de suas garras. Mas essas hipóteses dispersas falham em persuadir ou se unir, o que apenas contribui para a sensação de repetição sem rumo. Para compensar a falta de incidentes, a narrativa pula freneticamente no tempo. Assim, participamos do Black and White Ball, uma festa luxuosa organizada por Capote no Plaza nove anos antes do desastre de "Côte Basque". 

Na narrativa de Baitz, o planejamento do evento é documentado pelos irmãos Maysles, cineastas famosos por sua abordagem de cinéma-vérité. O episódio em si - o mais forte da temporada - é enquadrado como um documentário monocromático, e Albert Maysles dá a "Answered Prayers" seu título quando a gaiola dourada dos swams lembra uma citação atribuída a Santa Teresa de Ávila: "Mais lágrimas são derramadas sobre orações atendidas do que sobre as não atendidas."

Um Swan nunca pode descansar. Em "Feud", Capote explica o epíteto das mulheres apontando para seus árduos esforços para parecerem sem esforço: "Debaixo da superfície nítida da água, elas têm que remar duas vezes mais rápido e vigorosamente do que um pato comum apenas para se manter à tona." No entanto, apesar dos monólogos das cisnes sobre os desafios da feminilidade, a natureza de seu sofrimento permanece vaga. Nunca vemos verdadeiramente o conteúdo do fatídico artigo da Esquire, cuja malícia é suavizada de maneiras que obscurecem a brutalidade de seu mundo. No artigo real, uma mulher é descrita por outra como uma "vadia branca de lixo"; no programa, Capote apenas observa que os membros de sua coterie são conhecidos por envolverem-se em classismo "sutil".

Baitz ainda tenta nos fazer sentir o impacto do trecho. Logo após o escândalo, Capote é visitado por James Baldwin (Chris Chalk), que argumenta pelo potencial revolucionário de "Answered Prayers" como um indiciamento de uma aristocracia americana decadente. Grande parte do encontro parece ser um pedido de desculpas pelo foco da temporada nas cisnes, que Baldwin descarta como "bugigangas de porcelana". 

Há uma parte de Capote que concorda. Mas sua aliança com o outro romancista é conveniente e pouco convincente. Os dois homens são apresentados como companheiros outsiders, trocando elogios sobre a importância do trabalho um do outro - não importa que o próprio Capote tenha considerado a ficção de Baldwin como "crudamente escrita e entediante". O mesmo poderia ser dito de "Feud", cujo protagonista se reviraria no túmulo se soubesse que seus momentos mais baixos inspiraram tamanha monotonia.

José Fagner Alves Santos

Postar um comentário

José Fagner. Theme by STS.